Fast Charging não degrada a bateria mais rápido

A Recurrent Auto acaba de publicar uma pesquisa sobre a carga rápida e seu impacto na saúde da bateria a longo prazo. A versão resumida dos resultados é a seguinte: a carga rápida parece não afetar a saúde da bateria de forma significativa.

É importante observar que esta pesquisa se concentrou exclusivamente em veículos Tesla – Model 3 e Model Y. No entanto, os dados foram coletados de uma amostra considerável de 12.500 veículos, o que confere um alto grau de confiabilidade às conclusões.

A Recurrent comparou a saúde da bateria entre veículos que utilizaram carga rápida em pelo menos 90% do tempo e aqueles que a utilizaram em menos de 10% do tempo. Surpreendentemente, os dois grupos não apresentaram diferenças estatisticamente significativas.

Nos gráficos acima, o eixo y mostra a percentagem da autonomia original, conforme exibido no painel dos carros. Note que a autonomia no painel dos Teslas é diferente da sua Autonomia Real, que é um valor que leva em conta os efeitos da temperatura, estilo de condução e terreno na autonomia.

A análise inicial realizada pela equipa da Recurrent sugere que os resultados do estudo podem ser aplicados a modelos Tesla e a outros fabricantes de veículos elétricos (VE), embora investigações detalhadas estejam em curso para outros veículos populares que a Recurrent apoia. Em resumo, os robustos sistemas de gestão térmica, tensão e bateria nos quais os fabricantes de VE têm investido protegem as suas baterias contra danos no uso rotineiro de carregadores rápidos.

O artigo descreve certos cenários em que a carga rápida pode ser prejudicial para a bateria, como carregar em temperaturas extremas (baixas ou altas) e em estados de carga de bateria baixos ou altos. Felizmente, todos os fabricantes de veículos elétricos (VE) têm investido em soluções de software e hardware para mitigar esses cenários.

Por exemplo, a pré-condicionamento da bateria é extremamente importante, pois coloca as células da bateria na temperatura ideal para o carregamento. Além disso, o software regula a velocidade de carregamento quando a bateria atinge 80% e reduz a velocidade para diminuir a degradação. Na verdade, a Recurrent sugere o uso de um carregador público de nível 2 mais lento, pois pode ser mais rápido e mais barato para os últimos quilowatts finais.

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