Iniciar a sua jornada com uma trotinete elétrica é uma verdadeira emoção.
Com novas trotinetes constantemente a ultrapassar os limites de desempenho, a emoção da viagem está a tornar-se cada vez mais intensa.
Mas com grande poder vem grande responsabilidade. Saber como conduzir a sua trotinete é imperativo para manter a sua segurança e a dos outros.
Como Andar
Nesta secção, encontrará um guia passo a passo sobre como andar como iniciante, descobrirá técnicas avançadas para elevar a sua condução ao próximo nível e aprenderá sobre os erros mais comuns e como evitá-los.
Antes de aprender qualquer técnica avançada, vai querer praticar os conceitos básicos até que se tornem instintivos. Dominar esses fundamentos aumentará a sua confiança.
Como Iniciar a Trotinete
A sua trotinete pode ser iniciada ou impulsionada dando um impulso com um pé ou a partir de uma posição em pé quando estiver no modo de arranque-zero. Tenha cuidado com o acelerador nesta fase.
Escolhendo uma Posição de Condução
Neste momento, é importante escolher corretamente a sua postura de condução. Eu recomendo sempre colocar o pé mais fraco na parte da frente da plataforma e o pé mais forte na parte de trás.
Pode optar por uma configuração em forma de L (ou T invertido) para a posição dos pés, ou, se planeia uma condução mais agressiva, deve posicionar o pé traseiro no apoio, apontando-o para a frente.
Utilizando os Controlos da Trotinete para Regular a Potência
Enquanto estiver em movimento, pode alternar entre os modos de condução, selecionar o número de motores em uso (individual ou duplo) e colocar a trotinete no modo Eco ou Turbo.
Como iniciante, recomendo começar a trotinete na configuração mais baixa (ou seja, no modo de condução mais lento com apenas um motor). À medida que ganha confiança, pode gradualmente aumentar a potência inicial antes de passar para um arranque com rotação das rodas.
Nunca deve mudar para uma definição de velocidade mais baixa ou de duplo para único motor quando estiver a conduzir a alta velocidade – fazer isso fará com que caia sobre o guiador e pode danificar os motores. Sempre abrande antes de reduzir a potência da sua trotinete.
Como Virar com Segurança
Em algum momento, precisará fazer curvas, e sua velocidade afetará como o faz.
Curvar a Baixas Velocidades
Em circunstâncias em que estiver a andar muito devagar (ou seja, a menos de 7 mph), então deve confiar na rotação do guiador para fazer a curva.
À medida que a sua velocidade aumenta para além de 10 mph, a melhor maneira de curvar é inclinar-se na direção para onde deseja ir com uma rotação mínima do guiador.
Curvar a Altas Velocidades
Para fazer curvas a altas velocidades, deve inclinar-se na curva sem rodar muito o guiador – tal como faria numa motocicleta.
Dica Extra: Tenha Cuidado para Não Exagerar na Rotação do Guiador
Para evitar o erro de fazer a trotinete derrapar, deve resistir à tentação de rodar muito o guiador. Como regra geral, quanto mais rápido estiver a andar, menos deve rodar o guiador.
Como Travar com Segurança
Os seus travões são de vital importância para garantir a sua segurança durante um passeio, por isso dominar a sua aplicação é fundamental.
Usar a Técnica Correta de Travagem para Manter o Controlo do Chassis
Quando chegar a hora de abrandar ou parar completamente, deve sempre aplicar primeiro o travão traseiro e, em seguida, o travão dianteiro.
Se aplicar o travão dianteiro primeiro, a trotinete inclinar-se-á para a frente, tornando difícil aplicar qualquer outra entrada (como a direção) até que o chassis recupere o equilíbrio. A técnica ideal é aplicar o travão traseiro um instante antes de aplicar o travão dianteiro. Toque no travão traseiro primeiro para fazer a parte de trás da trotinete baixar um pouco, para que, quando aplicar o travão dianteiro, toda a trotinete baixe de forma mais equilibrada. Como resultado, a parte dianteira não inclinará tão rapidamente para a frente e a trotinete sentir-se-á mais estável.
Como Deslocar o Peso para Manter o Equilíbrio
Um aspecto importante da travagem segura é o uso eficaz do seu peso corporal. Deslocar o seu peso para baixo e sobre a roda traseira ajuda a manter o equilíbrio – especialmente durante paragens de emergência – e aumenta a força de travagem. Isto acontece porque mais peso é aplicado sobre a roda traseira, o que se traduz em mais força descendente e melhora a tração.
Como Fazer Derrapar e Rodopiar a Roda Traseira
Após dominar a técnica de carving, vai querer experimentar fazer derrapar e rodopiar a roda traseira.
Primeiro, é importante entender qual é o seu pé mais forte. No meu caso, o pé direito é mais forte do que o esquerdo.
Em seguida, deve assumir uma postura confiante. Para aqueles que são destros, devem colocar o pé direito na parte traseira da plataforma, com o pé esquerdo na parte da frente.
Depois, ao conduzir a uma velocidade lenta a moderada, deve inclinar-se para a esquerda como se estivesse prestes a fazer uma curva à esquerda. A razão para se inclinar para a esquerda e não para a direita é porque precisa de manter uma postura aberta que permita aproveitar o peso do seu corpo enquanto faz a roda traseira da trotinete derrapar. Se se inclinasse para a direita, as suas pernas ficariam cruzadas, tornando difícil manter o controlo.
Após inclinar-se para a esquerda, desloque rapidamente o peso do seu corpo para a parte de trás da trotinete, aplique o travão traseiro e empurre a plataforma para fora de debaixo de si com o pé traseiro.
Como Fazer Curvas (+Melhor Perfil de Pneu para a Condução)
A técnica de carving é algo que vem naturalmente para todos os pilotos especializados.
Embora rodar o guiador possa parecer a maneira mais intuitiva de fazer curvas, isso reduzirá significativamente a velocidade e a fluidez com que pode conduzir.
Em vez disso, precisa de se inclinar nas curvas sem rodar o guiador. Em outras palavras, utilize o seu peso e a gravidade para apontar a trotinete na direção que pretende seguir.
Uma vez que ganhe confiança, poderá alcançar uma experiência de condução semelhante a um estado de fluxo, à medida que desliza pelas ruas da cidade.
É importante notar, no entanto, que nem todos os pneus são iguais quando se trata de carving. Idealmente, deve optar por pneus com perfis arredondados na frente, em oposição aos pneus quadrados. Isso ocorre porque a curvatura dos pneus arredondados pode manter a tração mesmo em ângulos agudos. Isso é fundamental para o carving.
Os pneus quadrados simplesmente não são tão eficazes. À medida que se inclina nas curvas, os pneus rolam sobre as suas bordas, o que significa que a aderência é perdida, fazendo com que escorreguem debaixo de si.
Como Fazer um “Wheelie”
- Escolha uma área segura e use equipamento de proteção adequado.
- Comece a andar a uma velocidade moderada.
- Aplique suavemente o freio traseiro para criar carga na suspensão.
- Incline-se para trás e transfira o peso do corpo para a parte traseira da trotinete.
- Puxe o guidão em direção ao seu peito para levantar a roda dianteira.
- Ajuste o equilíbrio com os pedais e o guidão.
- Mantenha um toque leve no freio traseiro para o controle.
- Para pousar, abaixe gradualmente a roda dianteira com cuidado.
- Pratique com cautela, começando com elevações pequenas da roda dianteira e aumentando gradualmente a altura. Use equipamento de proteção e escolha uma área segura.
Erros na Condução e Como Evitá-los
Independentemente da experiência do condutor, todos somos humanos. Os erros acontecem. Vamos encerrar este guia destacando alguns dos erros mais comuns e como pode evitá-los.
Não Usar o Equipamento de Segurança Adequado
Em primeiro lugar, nunca saia para andar sem usar o equipamento de segurança correto. Como já mencionado, isso significa um capacete integral, luvas, casaco e calças de motociclista, e proteções adicionais nos joelhos e cotovelos.
Conduzir com Uma Mão
Conduzir uma trotinete elétrica com uma mão é uma experiência totalmente diferente de conduzir uma bicicleta com uma mão.
Devido às rodas pequenas das trotinetes elétricas, é difícil controlá-las com apenas uma mão, especialmente a alta velocidade. Já viu uma motocicleta perder o controlo e oscilar de um lado para o outro? O mesmo acontece numa trotinete quando a roda dianteira não está totalmente controlada.
Conduzir uma trotinete com uma mão a alta velocidade é receita para o desastre, por isso simplesmente não o faça. É fundamental manter ambas as mãos no guiador para garantir um controlo seguro e evitar acidentes.
Rodar Excessivamente o Guiador
Um erro comum na condução de trotinetes elétricas é rodar o guiador em excesso. Isso pode ocorrer ao fazer curvas ou manobras e pode levar à perda de controlo da trotinete.
Para evitar esse erro, é importante aplicar uma pressão suave e precisa no guiador ao fazer curvas. Evite movimentos bruscos e exagerados. Lembre-se de que a trotinete responde às suas ações no guiador, e um movimento excessivo pode fazer com que a roda dianteira saia do controlo, resultando em quedas ou acidentes. Praticar uma condução suave e controlada ajudará a evitar essa situação.
Utilizar o Guarda-lamas Traseiro como o Principal Travão
Embora algumas trotinetes possam vir com travões tipo “stomp” (também conhecidos como travões de guarda-lamas), não recomendamos utilizá-los como a principal fonte de travagem, pois podem bloquear a roda traseira e fazer com que esta derrape.
Em algumas circunstâncias, o pneu pode aquecer tanto que derrete e fica deformado – isso acontece especialmente com pneus de borracha sólida.
Usar Equipamento de Proteção de Segurança
Embora andar de trotinete elétrica possa ser a diversão mais intensa que terá na vida, também está repleto de perigos. Algumas trotinetes podem atingir velocidades tão altas quanto um carro, e até as mais lentas podem ser surpreendentemente rápidas. Portanto, é crucial usar o equipamento de segurança adequado.
Capacetes
A compra de um capacete deve ser o primeiro item na sua lista de preparação. Como já mencionei, usá-lo é uma absoluta obrigatoriedade. Nem pense em colocar o pé numa trotinete elétrica sem proteção para a cabeça. Mas que capacete deve escolher?
Capacete Integral (Com Viseira) – Recomendado A nossa recomendação seria um capacete integral com viseira. Estes proporcionam proteção completa acima do pescoço.
Um bom exemplo – como o BELL Qualifier DLX MIPS – será leve, acolchoado e respirável para garantir que possa desfrutar da sua viagem com segurança e conforto. O interior também deve ser completamente removível e lavável, enquanto uma gola acolchoada reduzirá drasticamente o ruído à medida que acelera.
Uma das características mais importantes a procurar num capacete é o MIPS. MIPS significa Proteção contra Impacto Multidirecional e é uma tecnologia de segurança usada em capacetes para ciclismo, motociclismo, equitação e até mesmo construção.
O sistema MIPS é uma camada de baixo atrito que permite um movimento de deslizamento de 10 a 15 mm em todas as direções. Esse movimento reduz a transferência de movimento rotacional para o cérebro, o que, de outra forma, pode levar a concussões e lesões cerebrais traumáticas graves.
Luvas
Para além do capacete, as luvas são outro elemento essencial do equipamento de segurança ao andar de trotinete elétrica. As luvas oferecem proteção para as mãos em caso de queda ou acidente, ajudando a prevenir ferimentos nas mãos, arranhões e abrasões.
Opte por luvas feitas de materiais duráveis e resistentes ao impacto. Procure luvas que proporcionem aderência ao guiador e sensibilidade suficiente para operar os comandos da trotinete. Além disso, escolha luvas adequadas ao clima e à estação do ano, garantindo que mantêm as mãos aquecidas no inverno e proporcionam ventilação no verão.
Lembre-se de que as mãos são uma parte importante do seu corpo e merecem proteção adequada durante a condução de uma trotinete elétrica.
Proteção para a Parte Superior do Corpo
Além do capacete e das luvas, é importante considerar a proteção para a parte superior do corpo ao andar de trotinete elétrica. Isso inclui o uso de um casaco de motociclista ou jaqueta adequada, bem como proteções para os cotovelos e ombros.
Um casaco de motociclista proporciona uma camada adicional de proteção para o tronco e os braços em caso de queda. Procure por casacos feitos de materiais resistentes à abrasão e com proteções integradas nos cotovelos e ombros.
Além disso, é aconselhável utilizar proteções separadas para os cotovelos e ombros, especialmente se o casaco não as tiver embutidas. Essas proteções adicionais ajudam a absorver o impacto e a minimizar o risco de lesões.
Em resumo, ao andar de trotinete elétrica, é fundamental proteger a parte superior do corpo com um casaco de motociclista adequado e proteções para os cotovelos e ombros. Isso ajuda a garantir a sua segurança em caso de acidente.
Proteção para a Parte Inferior do Corpo
Além da proteção para a parte superior do corpo, é igualmente importante considerar a proteção para a parte inferior do corpo ao andar de trotinete elétrica. Isso inclui o uso de calças ou calções de proteção, joelheiras e proteções para os quadris.
As calças ou calções de proteção são feitos de materiais resistentes à abrasão e oferecem proteção para as pernas em caso de queda. Essas peças são especialmente importantes se estiver a andar de trotinete em alta velocidade ou em terrenos acidentados.
As joelheiras são essenciais para proteger os joelhos de lesões em caso de queda. Elas absorvem o impacto e ajudam a evitar escoriações e abrasões.
Além disso, proteções para os quadris são importantes para absorver o impacto em quedas laterais, protegendo essa área vulnerável do corpo.
Em resumo, ao andar de trotinete elétrica, considere utilizar calças ou calções de proteção, joelheiras e proteções para os quadris para garantir a proteção adequada da parte inferior do corpo em caso de acidente. Isso contribui significativamente para a sua segurança.
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