Carregamento Sem Fios para Veículos Elétricos (VEs): Uma Visão Abrangente

Carregamento Sem Fios para Veículos Elétricos (VEs): Uma Visão Abrangente

A familiaridade com o conceito de carregamento sem fios para dispositivos móveis é comum. No entanto, e se essa tecnologia pudesse ser aplicada ao carregamento de automóveis elétricos? Aparentemente, essa ideia pode não ser tão distante da realidade. O designer-chefe da Tesla, Franz von Holzhausen, revelou num vídeo com Jay Leno sobre o Cybertruck que a Tesla está a desenvolver um carregador indutivo para utilização residencial.

No entanto, quando se trata da Tesla, a declaração de que estão “a trabalhar” neste conceito deixa em aberto a possibilidade de lançamento para este ano, daqui a 10 anos ou, possivelmente, nunca.

Independentemente de a Tesla concretizar ou não a produção dos primeiros carregadores sem fios para automóveis, o conceito pode eventualmente tornar-se uma realidade para o público em geral.

Como funciona o carregamento indutivo de automóveis?

O carregamento de veículos através de carregamento indutivo opera de forma semelhante ao carregamento sem fios de dispositivos móveis.

O carregamento sem fios utiliza, em geral, a indução eletromagnética para transmitir corrente elétrica. Basicamente, existe um transmissor (um tapete de carregamento) com uma bobina magnética e um recetor (neste caso, incorporado na parte inferior do veículo), com outra bobina magnética. Quando esses dois elementos se alinham, a corrente elétrica é transmitida para o recetor, iniciando o processo de carregamento.

A implementação efetiva de um transmissor e recetor é um pouco mais complexa. Num ambiente residencial, seria necessário um tapete de grandes dimensões onde o veículo seria estacionado. Este tapete poderia ser colocado na garagem ou alpendre. Seria necessário conectar o tapete à eletricidade da residência, podendo gerar diferentes níveis de carga, dependendo se está simplesmente ligado ou se está integrado no sistema elétrico da casa.

Outro aspeto a considerar é que o veículo necessitará de um recetor. Atualmente, não existem VEs disponíveis no mercado com um recetor de carregamento indutivo incorporado. Assim, quando esta tecnologia de carregamento sem fios for implementada, os fabricantes de VEs terão de começar a integrá-la nos seus veículos — com a esperança de que seja padronizada.

Poderá esta inovação tornar o carregamento de VEs mais conveniente?

Teoricamente! Naturalmente, muito dependerá da adoção e implementação desta tecnologia. Supondo que seja lançada numa forma acessível ao consumidor, poderá chegar o dia em que nunca mais será necessário ligar fisicamente o veículo ao chegar a casa.

A uma escala mais alargada, este tipo de ecossistema de carregamento poderia também resolver a ansiedade quanto à autonomia dos veículos elétricos. Imagine se os parques de estacionamento adotassem esta tecnologia numa escala muito superior às atuais estações de carregamento, permitindo que os condutores simplesmente estacionassem para iniciar o processo de carregamento. Este futuro ainda está distante, se é que algum dia acontecerá, mas mesmo que apenas se alcance parcialmente este cenário, o carregamento de veículos poderá tornar-se consideravelmente mais conveniente.

Ainda mais conveniente, mas também mais dispendioso e improvável de ocorrer? Estradas com tecnologia de carregamento sem fios. Se esta prática se tornasse comum, nunca mais se ficaria sem carga. Contudo, é extremamente improvável que tal aconteça, pelo menos num futuro próximo.

E quanto à velocidade de carregamento?

É mais rápida do que possa imaginar. Com transmissores indutivos de alta potência e recetores que suportam carregamento rápido, o carregamento sem fios poderá ser bastante rápido.

Várias empresas têm vindo a trabalhar na tecnologia para carregar VEs sem fios, com algum sucesso. De facto, algumas destas empresas conseguiram atingir velocidades de carregamento até 20 quilowatts, equivalente a um carregador de Nível 2 atualmente. Teoricamente, estas velocidades poderão ser ainda mais elevadas.

Naturalmente, existem ainda várias questões por responder. Nomeadamente, permanece incerto o quão dispendioso será implementar um sistema doméstico como este — e se os fabricantes conseguirão manter um preço razoável ao oferecerem uma velocidade de carregamento aceitável. Tal como acontece com as soluções de carregamento com fios atualmente, é provável que estações de carregamento sem fios mais rápidas tenham custos mais elevados. Para muitas pessoas, o único facto relevante será a capacidade de recarregar um VE após um dia de tarefas e deslocações para o trabalho. Isso pode não requerer velocidades muito rápidas. Contudo, outros poderão desejar assegurar que conseguem carregar completamente de forma relativamente rápida — especialmente aqueles que realizam viagens de longa distância diariamente.

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