Qual o custo de uma bateria de um elétrico?

Qual o custo de uma bateria de um elétrico?

Os veículos elétricos (VEs) com bateria têm baterias, e todos nós sabemos que essas baterias custam muito dinheiro. Mas quanto exatamente? E qual é a estrutura real de custos para uma bateria de VE médio? Foi isso que a equipe da Elements by Visual Capitalist se propôs a descobrir. E eles fizeram essa descoberta em um infográfico muito organizado e bem projetado, que você pode ver abaixo.

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Portanto, o custo médio da célula no ano passado foi de $101 por kWh. Se estivermos falando do pacote completo da bateria, então foi de $132 por kWh, e você pode facilmente fazer as contas para o seu VE específico (ou o que você está interessado) para descobrir quanto do seu preço é representado pelo custo da bateria, multiplicando sua capacidade bruta da bateria em kWh por 132. Agora, $132 por kWh ainda é muito, mas lembre-se de que costumava ser $1.200 por kWh em 2010!

Como você pode ver no infográfico, o componente mais caro da bateria é o cátodo. Este é o eletrodo positivamente carregado, e quando a bateria é descarregada, tanto elétrons quanto moléculas carregadas positivamente fluem do ânodo para o cátodo, que os armazena até que a bateria seja recarregada.

É por isso que o cátodo é tão importante e, portanto, por que é tão caro – ele basicamente determina o desempenho, a autonomia e a segurança térmica de uma bateria, e, portanto, do próprio VE. Os cátodos são compostos por várias formas refinadas de metais, dependendo da química da célula específica. Composições comuns de cátodo incluem fosfato de ferro e lítio, lítio níquel manganês cobalto e óxido de lítio níquel cobalto alumínio. As commodities no cátodo têm um valor muito alto em si, representando cerca de 40% do custo total da célula.

Tudo fora do cátodo representa 49% do custo de uma célula, e, claro, o processo de fabricação é uma parte significativa disso – 24%, na verdade. O ânodo é outro componente importante de uma bateria, representando 12% do custo. O ânodo em uma célula de íon de lítio geralmente é feito de grafite natural ou sintético, que é menos caro do que os componentes usados para o cátodo.

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