A Nissan anunciou o seu compromisso de lançar exclusivamente veículos elétricos na Europa a partir de agora e eliminar completamente os motores de combustão interna até 2030. Este anúncio alinha a Nissan com o seu parceiro Renault, que partilha ambições semelhantes no campo dos veículos elétricos.
O CEO da Nissan, Makoto Uchida, afirmou com convicção que “não há mais retorno”. Ele enfatizou que os veículos elétricos representam a “solução definitiva de mobilidade” e desempenham um papel fundamental na consecução da neutralidade de carbono, um dos pilares da visão Ambition 2030 da Nissan. A determinação de Uchida reflete o compromisso firme da empresa com a sustentabilidade ambiental e a sua convicção no papel vital dos veículos elétricos na transformação do panorama automóvel.
A jornada elétrica da Nissan já se encontra em pleno andamento, com mais de um milhão de clientes tendo tido a oportunidade de experienciar os veículos elétricos da Nissan. O fabricante automobilístico anunciou planos para o lançamento de dois novos veículos totalmente elétricos, concebidos especificamente para o mercado europeu. Um destes veículos será produzido na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido, que atualmente é o local de produção do veículo elétrico Leaf.
Embora os pormenores acerca do sucessor do Leaf permaneçam confidenciais, foi confirmado que se tratará de um SUV elétrico e que a produção terá início na fábrica de Sunderland em 2026. Este modelo futuro foi previamente apresentado como parte do estudo Nissan Chill-Out, em novembro de 2021, revelando um crossover cupê construído na plataforma CMF-EV e equipado com o sistema de tração nas quatro rodas e-4ORCE, semelhante ao utilizado no Ariya.
O segundo veículo em desenvolvimento é um novo automóvel elétrico, destinado a suceder o Nissan Micra como o veículo de entrada da marca. Este compacto carro elétrico será produzido pela Renault em Douai, França, partilhando a linha de produção com o Renault 5 totalmente elétrico.
Para acrescentar um toque de desportivismo à sua gama de veículos elétricos, a Nissan apresentou o Concept 20-23 em Londres. Descrito como um “automóvel elétrico urbano desportivo”, este conceito explora uma versão de três portas do próximo Micra elétrico, antecipado no início de 2022.
As ambições elétricas da Nissan não se limitam a isso. A empresa elevou as suas metas para veículos elétricos, comprometendo-se a lançar 19 novos modelos totalmente elétricos até 2030. Até o final do ano fiscal em 31 de março de 2027, a Nissan prevê que uma impressionante parcela de 98% das suas vendas na Europa serão eletrificadas, abrangendo tanto carros totalmente elétricos como híbridos.
Num esforço para tornar os veículos elétricos (VEs) mais acessíveis, a Nissan está a trabalhar na introdução de tecnologia livre de cobalto para reduzir o custo das baterias dos VEs em 65% até o ano fiscal de 2028. Além disso, a empresa está a preparar-se para lançar os primeiros VEs equipados com as suas baterias exclusivas totalmente de estado sólido (ASSB) até a mesma data.
Esta transição para uma linha de produtos totalmente elétricos não é apenas uma estratégia de negócios para a Nissan; é um compromisso com o planeta. A empresa acredita que os VEs alimentados por energias renováveis são a chave para alcançar a neutralidade de carbono e concretizar a sua visão Ambition 2030.
A decisão da Nissan de adotar completamente a eletrificação na Europa até 2030 alinha-a com a Renault, mas também a coloca numa posição competitiva no mercado de VEs em rápida evolução, onde a adaptabilidade e a inovação são as forças motrizes.
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