A Nissan planeia vender apenas veículos elétricos (VE) na Europa até 2030

A Nissan planeia vender apenas veículos elétricos (VE) na Europa até 2030

A Nissan anunciou o seu compromisso de lançar exclusivamente veículos elétricos na Europa a partir de agora e eliminar completamente os motores de combustão interna até 2030. Este anúncio alinha a Nissan com o seu parceiro Renault, que partilha ambições semelhantes no campo dos veículos elétricos.

O CEO da Nissan, Makoto Uchida, afirmou com convicção que “não há mais retorno”. Ele enfatizou que os veículos elétricos representam a “solução definitiva de mobilidade” e desempenham um papel fundamental na consecução da neutralidade de carbono, um dos pilares da visão Ambition 2030 da Nissan. A determinação de Uchida reflete o compromisso firme da empresa com a sustentabilidade ambiental e a sua convicção no papel vital dos veículos elétricos na transformação do panorama automóvel.

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A jornada elétrica da Nissan já se encontra em pleno andamento, com mais de um milhão de clientes tendo tido a oportunidade de experienciar os veículos elétricos da Nissan. O fabricante automobilístico anunciou planos para o lançamento de dois novos veículos totalmente elétricos, concebidos especificamente para o mercado europeu. Um destes veículos será produzido na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido, que atualmente é o local de produção do veículo elétrico Leaf.

Embora os pormenores acerca do sucessor do Leaf permaneçam confidenciais, foi confirmado que se tratará de um SUV elétrico e que a produção terá início na fábrica de Sunderland em 2026. Este modelo futuro foi previamente apresentado como parte do estudo Nissan Chill-Out, em novembro de 2021, revelando um crossover cupê construído na plataforma CMF-EV e equipado com o sistema de tração nas quatro rodas e-4ORCE, semelhante ao utilizado no Ariya.

O segundo veículo em desenvolvimento é um novo automóvel elétrico, destinado a suceder o Nissan Micra como o veículo de entrada da marca. Este compacto carro elétrico será produzido pela Renault em Douai, França, partilhando a linha de produção com o Renault 5 totalmente elétrico.

Para acrescentar um toque de desportivismo à sua gama de veículos elétricos, a Nissan apresentou o Concept 20-23 em Londres. Descrito como um “automóvel elétrico urbano desportivo”, este conceito explora uma versão de três portas do próximo Micra elétrico, antecipado no início de 2022.

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As ambições elétricas da Nissan não se limitam a isso. A empresa elevou as suas metas para veículos elétricos, comprometendo-se a lançar 19 novos modelos totalmente elétricos até 2030. Até o final do ano fiscal em 31 de março de 2027, a Nissan prevê que uma impressionante parcela de 98% das suas vendas na Europa serão eletrificadas, abrangendo tanto carros totalmente elétricos como híbridos.

Num esforço para tornar os veículos elétricos (VEs) mais acessíveis, a Nissan está a trabalhar na introdução de tecnologia livre de cobalto para reduzir o custo das baterias dos VEs em 65% até o ano fiscal de 2028. Além disso, a empresa está a preparar-se para lançar os primeiros VEs equipados com as suas baterias exclusivas totalmente de estado sólido (ASSB) até a mesma data.

Esta transição para uma linha de produtos totalmente elétricos não é apenas uma estratégia de negócios para a Nissan; é um compromisso com o planeta. A empresa acredita que os VEs alimentados por energias renováveis são a chave para alcançar a neutralidade de carbono e concretizar a sua visão Ambition 2030.

A decisão da Nissan de adotar completamente a eletrificação na Europa até 2030 alinha-a com a Renault, mas também a coloca numa posição competitiva no mercado de VEs em rápida evolução, onde a adaptabilidade e a inovação são as forças motrizes.

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