A Yamaha TY-E 2.2 foi atualizada através da competição

TY-E 2.2

A Yamaha TY-E 2.2 foi atualizada através da competição

A Yamaha Motor tem estado a trabalhar arduamente na melhoria da mota elétrica de trial TY-E 2.2 e a competir no Campeonato de Trial do Japão para a testar.

Fonte

A 25 de setembro de 2023, a Yamaha Motor Co., Ltd. competiu na 5ª etapa do Campeonato de Trial do Japão em 16 de julho no Circuito de Wassamu, em Hokkaido, na classe IA Super, com o piloto da Yamaha Factory Racing Team, Kenichi Kuroyama, a bordo da última versão da mota de trial elétrica TY-E 2.2. A TY-E 2.2 é uma versão atualizada da mota de trial elétrica TY-E 2.1 que a Yamaha desenvolveu através da participação no Campeonato de Trial do Japão.

O conceito de desenvolvimento da TY-E continua a ser “DIVERSÃO x VE.” e a nova TY-E 2.2 apresenta peças atualizadas, incluindo um quadro monocasco laminado que agora é ainda mais leve e resistente, com características de rigidez e gestão de calor otimizadas. Além disso, possui um motor recém-projetado com maior densidade de potência e uma unidade de controle do motor (MCU) menor, mais eficiente e com melhor desempenho. Através dos esforços da Yamaha na competição do Japão, continuaremos a recolher dados, verificar novas ideias e explorar novas tecnologias à medida que continuamos a atualizar a TYE 2.2.

A mota elétrica de trial TY-E entrou pela primeira vez na competição com a Trial-E Cup em 2018 e 2019. Depois, em 2022, regressou como a TY-E 2.0 com uma entrada wild card no Campeonato do Mundo de Trial2. Em 2023, a atualizada TY-E 2.1 tornou-se a primeira mota de trial elétrica a competir numa temporada completa do Campeonato de Trial do Japão e está atualmente a meio da temporada com o piloto Kenichi Kuroyama.

Na primeira metade da campanha de Kuroyama em 2023, ele terminou em 5º lugar na primeira etapa, depois obteve um 4º e um 5º lugar antes de ficar em 2º na 4ª etapa em Yuasa, Prefeitura de Wakayama, em 25 de setembro. Foi a primeira vez na história do Campeonato de Trial do Japão que uma mota de trial elétrica fez parte de um pódio. Kuroyama também fez sucesso no Grande Prémio do Japão do Campeonato do Mundo de Trial2, realizado em maio, onde ficou em 4º lugar na classificação geral do segundo dia e foi o piloto japonês com melhor classificação no dia. Nas quatro rondas restantes da temporada, incluindo a próxima etapa em Hokkaido, Kuroyama e a TY-E 2.2 continuarão o seu desafio, com o objetivo de alcançar mais do que um pódio para conquistar a primeira vitória com a TY-E.

A versão 2.2 da mota apresenta um quadro monocasco mais leve e resistente, otimizado para rigidez e gestão de calor, bem como um motor mais potente e uma MCU (unidade de controlo do motor) menor e mais eficiente.

Fonte

O piloto Kenichi Kuroyama conduziu o TY-E 2.2 a um bom resultado, conquistando o terceiro lugar geral na quinta etapa em Hokkaido. À medida que entram na segunda metade da temporada, a Yamaha Motor continuará a recolher dados através da competição real para fazer ajustes e atualizações adicionais na mota.

Especificações da TY-E 2.2

EspecificaçãoMedição
Comprimento Total x Largura x Altura2.003 mm x 830 mm x 1.130 mm
Distância entre Eixos1.310 mm
Distância Mínima ao Solo340 mm
Peso em VazioMais de 70 kg
Tipo de MotorMotor elétrico síncrono de corrente alternada
Tipo de BateriaÍon de lítio
EmbreagemHidráulica, Úmida, Multiplaça
Tipo de QuadroMonocoque CFRP (Plástico Reforçado com Fibra de Carbono)
Fonte

You May Have Missed