O Tesla Model 3 Performance com facelift contará com um novo motor elétrico

O Tesla Model 3 Performance com facelift contará com um novo motor elétrico

No eletrizante mundo da Tesla, o silêncio parece nunca perdurar por muito tempo. Apenas algumas semanas após revelar o Model 3 atualizado, o inovador fabricante de automóveis parece estar de volta com uma surpresa na manga – o Model 3 Performance com facelift, destinado a apresentar um novo motor elétrico, o 5D1.

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Para aqueles que não estão familiarizados com a Tesla, o modelo Performance é a variante de topo da gama do Model 3. No entanto, a empresa manteve-se discreta, não revelando detalhes sobre esta potência durante o anúncio inicial do Model 3 atualizado. Os rumores começaram a circular quando documentos surgiram no fórum Tesla Fahrer Und Freunde, indicando que este novo modelo está destinado a receber um motor atualizado, identificado pela designação “T” no número de identificação do veículo (VIN).

Aprofundando na terminologia do motor elétrico, enquanto o modelo Long Range opera com a combinação de motores elétricos 3D3/3D7, o próximo modelo Performance será equipado com uma configuração 3D3/5D1. Agora, a Tesla mantém-se discreta quanto aos detalhes desta nova configuração, mas o rumor está repleto de murmúrios sobre o motor 5D1 que emprega um rotor com revestimento de carbono para resistir ao aumento de desempenho – assim como no Model S Plaid.

Vamos falar de números por um momento. O modelo anterior Model 3 Performance apresenta uma impressionante potência de 513 cavalos de potência. As especificações recentemente divulgadas do modelo chinês Model 3+ revelam um conjunto de motores duplos que produzem 443 cv (331 kW), o que na verdade é inferior aos 498 cv (366 kW) do novo Model 3 LR destinado à Europa. A inclusão do motor 5D1 sugere que poderemos estar a ver um Model 3 mais potente desta vez, em linha com os seus irmãos maiores da linha Plaid.

E o que é o desempenho sem falar de peso? Supostamente, o Model 3 Highland está cerca de 63,5 quilogramas (140 libras) mais leve do que o seu antecessor. É física elementar, pessoal – menos peso geralmente significa melhor desempenho e uma maior autonomia. Falando nisso, as estimativas WLTP indicam que o novo modelo Standard Range RWD pode estender-se por mais 3,2 km com uma única carga. Entretanto, o modelo Long Range AWD vê um impulso substancial, saltando de 626 km para 678 km.

Para aqueles nos Estados Unidos, a espera pode parecer um pouco longa. A disponibilidade do Model 3 atualizado nos Estados Unidos permanece no reino da especulação, uma vez que a Tesla está atualmente a aceitar encomendas para a variante Highland em outros mercados globais, como a Austrália e a Europa. Os entusiastas norte-americanos ainda encontrarão o modelo atual nos sites da Tesla, mas a mudança para o novo modelo é antecipada em breve. Relatórios sugerem que o Model 3 Highland deverá chegar ao solo americano no início de 2024, provavelmente quando o inventário existente estiver esgotado.

Parece que pode haver um excedente de novos Model 3 pré-facelift que a Tesla está ansiosa por se despedir. Uma análise casual do Inventário da Tesla revela vários exemplos novos de fábrica disponíveis para venda, sinalizando a possibilidade de generosos descontos em breve.

A pergunta que todos estão a fazer é – vamos ver um Tesla Model 3 Plaid? É improvável, mas, caramba, todos nós desejamos isso. O que veremos é um Model 3 Performance mais potente, capaz de competir confortavelmente com rivais como o BMW M3. E isso por si só é suficiente para nos manter acordados à noite.

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